top of page

FESTIVAL MOACIR SANTOS

Compositor, arranjador e multi-instrumentista virtuoso, o pernambucano Moacir Santos ganhou reconhecimento internacional pela sofisticação harmônica e originalidade de sua música, extraída de matrizes tão diversas como os ritmos afro-brasileiros, o jazz, o choro e os sons do sertão nordestino.


Admiradora incondicional e biógrafa do maestro, Andrea Ernest Dias mantém viva a memória do compositor, realizando o Festival Moacir Santos, que reúne músicos consagrados e estudiosos da obra de Moacir Santos.


As duas primeiras edições aconteceram em 2013 e 2014 nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e Brasília, e foram patrocinadas pelo BNDES e Centro Cultural do Banco do Brasil. Em 2020, o Festival Moacir Santos foi realizado virtual e voluntariamente por todos os participantes, em caráter excepcional, como forma de valorizar a cultura e a educação musical no país em tempos de pandemia.

 

Visite as redes sociais do Festival Moacir Santos no youtube, facebook e instagram

FMS 2020 Edição Especial(6).jpg
Festival 2020 | virtual

A pandemia do coronavírus mobilizou a classe artística mundo afora como nunca. O festival aconteceu neste contexto, com transmissão online ao vivo. Músicos, poetas e estudiosos da obra de Moacir Santos do quilate de Nei Lopes, Letieres Leite, Carlos Negreiros, Zé Nogueira, Mario Adnet, Samara Líbano, Lucas Bonetti, Quartabê, Sergio Gaia, Alexandre Rodrigues, Paul Smith, Salgado Maranhão, Chico Batera, Lula Galvão, Marcos Nimrichter e Lourenço Vasconcellos ocuparam o palco virtual do festival em lives memoráveis. A Escola de Música da AMC colaborou com peças de campanha pela educação e conscientização política de jovens por meio da cultura musical brasileira. No encerramento, o palco aberto virtual entrou no ar no dia do aniversário de Moacir Santos, com versões para suas músicas recebidas de todas as partes do país.

 

Curadoria  Andrea Ernest Dias

 

veja mais...

ABERTURA FMS 2014 Banda Ouro Negro & Cur
Festival 2014 | Rio de Janeiro, Brasília, Recife

O sucesso da primeira edição ensejou a realização de uma segunda edição, ampliada, em 3 capitais brasileiras. Concertos e debates foram abrilhantados por Hubert Laws, Ricardo Silveira, John Leftwich, Kiko Freitas, Rique Pantoja, Justo Almario, Mike Shapiro, Randall Tico, Quinteto Pau-Brasil, Laudir de Oliveira, Armando Marçal, Sizão Machado Quarteto, Raul de Souza Quinteto, Samba Jazz Trio, Banda Ouro Negro, Curt Berg, Baticun, Carlos Malta, Alex Meirelles, Quartabê, Trio 3-63, Banda Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música, regida por Marcos FM, Tárik de Souza, Roberto Muggiatti, Reinaldo Figueiredo, Zé Nogueira, Paulo Costa-Lima, Carlos Negreiros, Marcos Suzano, Paulo Braga, Regina Wernek e Chico Batera. Moacir Santos foi festejado à altura! 

Curadoria

Andrea Ernest Dias e Paulo Braga

veja mais...

FMS 2013 ABERTURA.jpg
Festival 2013 | Recife

Participaram desta edição importantes artistas ligados à biografia de Moacir Santos, em dois dias plenos de músicas e debates. Diretamente da Califórnia para o Recife, ouvimos, pela primeira vez no Brasil, a The Clare Fischer Big Band, dirigida por Brent Fischer, com participação especial de Steve Huffsteter, e Mark Levine & The Latin Tinge. Representando os artistas nacionais, ouvimos a Banda Ouro Negro, dirigida por Zé Nogueira e Mario Adnet, e o Quarteto Coisas, formado por Andrea Ernest Dias, Paulo Braga, Maurício Carrilho e Marco César. Tivemos ainda a Banda Filarmônica Maestro Israel Gomes, de Carnaíba, dirigida por Cacá Malaquias, e, nos debates, a ilustre presença de Moacir Santos Jr., filho do maestro. 

Curadoria 

Andrea Ernest Dias, Marcos Suzano e Paulo Braga

veja mais...

bottom of page